Por que investir em comunicação em tempos de crise?

Por que investir em comunicação em tempos de crise?

1 de novembro de 2016

 

A noite estava nebulosa e fria. O mar revolto, com ondas altas e a tempestade sacudia o navio de um lado para outro. O capitão estava preocupado. Ele se aproximava da costa com velocidade e precisava tomar cuidado para não atingir as rochas escondidas no fundo do canal. A única forma para ajuda-lo a guiar era a luz fraca e distante que vinha do farol.

Mesmo com a tempestade ofuscando aquela luz, o capitão sabia que aquele faixo de luz era sua esperança de levar seu navio e tripulação ao porto em segurança. Ele não podia tirar os olhos daquele farol mesmo com as ondas encobrindo o convés.

O que essa história tem a ver com o mundo dos negócios? Tudo!!! É curioso observar o movimento das empresas e mercado diante de uma crise. Os cenários de instabilidade econômica e política trazem dúvidas sobre o futuro do país e, consequentemente, dos negócios. De imediato, cortes, redução de pessoal, investimento zero em qualquer setor das empresas. A retração é geral, sem data para acabar!

O curioso nessa história é que quando você pergunta para qualquer empresário quais são as ferramentas estratégicas mais utilizadas para crescer, para vender mais e aumentar a cartela de clientes, o item COMUNICAÇÃO aparece no topo da lista. Eles reconhecem que os instrumentos de comunicação estratégica permitem melhorar a imagem de uma empresa e conquistar novos consumidores. Eles também ajudam a posicionar a empresa diante do mercado competitivo.

Business concept - Planning for future events.

O problema contraditório nisso é que ao primeiro sinal de uma desaceleração da economia, o corte mais severo, logo de cara, é justamente na comunicação estratégica. Muitas vezes, esses cortes afetam itens básicos como o material de vendas: folders, catálogos e divulgação.

A comunicação estratégica precisa servir como funciona o farol para os navios em uma noite nebulosa. A luz mesmo que fraca e distante desse farol orienta o caminho dos navios por uma rota segura, ainda que o mar esteja revolto. Afinal, mesmo na crise o seu negócio precisa continuar sendo visto e lembrado por seus clientes.

Não fosse assim, grandes empresas que estão no mundo todo como a Coca-cola, Microsoft, P&G não continuariam investindo em comunicação estratégica, durante períodos de crise, já que dominam boa parte dos mercados em que atuam. Pensou nisso???

Então, se você é empresário e está lendo este texto, reflita de que maneira investir em comunicação pode salvar o seu negócio.  Na crise, aparecer para o seu cliente e mostrar que você está ali garantindo um produto de qualidade mesmo durante a crise pode ser a única arma para continuar respirando nos momentos difíceis.

mais vistos


Assumir Erros Ajuda Amenizar Crise de Imagem nas Empresas

Ler mais
Como se preparar para uma entrevista?

Ler mais
Por que investir em comunicação em tempos de crise?

Ler mais
A importância da comunicação nas empresas

Ler mais

contatos

Telefone

(31) 99626-9392 / 3492-4495

E-mail

contato@eloioliveira.com.br